segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Céu de Bronze e Terra de Ferro

Céu de Bronze e Terra de Ferro
1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; 2 e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus: 15 Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão: 16 Maldito serás na cidade, e maldito serás no campo. 17 Maldito o teu cesto, e a tua amassadeira. 18 Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. 19 Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres. 20 O Senhor mandará sobre ti a maldição, a derrota e o desapontamento, em tudo a que puseres a mão para fazer, até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste. 21 O Senhor fará pegar em ti a peste, até que te consuma da terra na qual estás entrando para a possuíres.22 O Senhor te ferirá com a tísica e com a febre, com a inflamação, com o calor forte, com a seca, com crestamento e com ferrugem, que te perseguirão até que pereças 23 O céu que está sobre a tua cabeça será de bronze, e a terra que está debaixo de ti será de ferro. Deuteronômio 28.1,2,15-23

Livro do Profeta Joel
Joel foi contemporâneo de Obadias e é considerado por alguns, como um dos mais antigos profetas, cujos escritos chegaram até nós. Segundo esses estudiosos, é possível que quando jovem Joel tenha conhecido tanto Elias como Eliseu. Seu nome significa “Jeová é meu Deus”. Seu ministério foi para Judá. Joel costuma ser chamado “o profeta do avivamento religioso”. Alguns estudiosos da Bíblia afirmam que Joel profetizouno reinado de Joás, por 30 anos.Sendo assim, foi um dos incentivadores do Sacerdote Jeoaida, para promover o retorno do povo a verdadeira adoração.
Contexto Histórico dos Acontecimentos narrados por Joel.
Da noite para o dia instala-se em Judá uma Crise sem precedentes:
1.      O motivo da crise não é informado, mas baseado em Deuteronômio 28, fica bem claro que o que está acontecendo é consequência da quebra dos mandamentos do Senhor: A rebeldia do Povo sempre traz consequências drásticas.
2.      O juízo de Deus sobre o povo é inevitável. Um exército de gafanhotos de diferentes espécies é convocado para ser instrumento de correção:
a.       Gafanhoto cortador - lagarta-recém nascidos, sem asas.
b.       Gafanhoto migrador - gafanhoto-Já no primeiro estágio de desenvolvimento pode procriar. Estágio inicial.
c.        Gafanhoto devorador - locusta Desenvolve pequenas asas; não voa, mas pula bem; começa a devorar. Estágio intermediário.
d.      Gafanhoto destruidor - pulgão Plenamente desenvolvido, com asas completas,já voa, é o consumidor adulto. 
3.      A tão esperada chuva serôdia, não cai (céu de bronze)
4.      A terra se torna ressequida ( terra de ferro)
5.      Consequências:
a.      Todas as árvores secam
b.      Os rios se secaram
c.       O fogo devorou os pastos
d.      Não há ofertas de manjares e libações
e.      Falta mantimento na Casa do Senhor
f.        Os sacerdotes estão passando fome
g.      O povo também passa Fome
6.      A Pregação exortativa de Joel diante destes acontecimentos:
5 Despertai, bêbedos, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto; porque tirado é da vossa boca.6 Porque sobre a minha terra é vinda uma nação poderosa e inumerável. os seus dentes são dentes de leão, e têm queixadas de uma leoa.7 Fez da minha vide uma assolação, e tirou a casca à minha figueira; despiu-a toda, e a lançou por terra; os seus sarmentos se embranqueceram.8 Lamenta como a virgem que está cingida de saco, pelo marido da sua mocidade.9 Está cortada da casa do Senhor a oferta de cereais e a libação; os sacerdotes, ministros do Senhor, estão entristecidos.10 O campo está assolado, e a terra chora; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite falta.11 Envergonhai-vos, lavradores, uivai, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu.
12 A vide se secou, a figueira se murchou; a romeira também, e a palmeira e a macieira, sim, todas as árvores do campo se secaram; e a alegria esmoreceu entre os filhos dos homens.
13 Cingi-vos de saco e lamentai-vos, sacerdotes; uivai, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque foi cortada da casa do vosso Deus a oferta de cereais e a libação.14 Santificai um jejum, convocai uma Assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores da terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.
Joel 1.5-14
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério de Caetés.
Culto de Doutrina
Pastor Presidente: José Mário da Silva





Um comentário:

  1. Passando pela net encontrei o seu blog, estive a folhear achei-o muito bom, feito com muito bom gosto.
    Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Com votos de saúde e de grandes vitórias.
    Sou António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir